O trecho a seguir foi retirado e traduzido integralmente do livro “Eat Fat, Get Thin”, de autoria do PHD Britânico Barry Grooves.
———————————
Parte de nosso sistema imunológica é formado pelos glóbulos brancos, células chamadas de Leucócitos e que circulam em nosso fluxo sanguíneo para destruir bactérias, vírus ou outros corpos estranhos que encontrem em seu caminho. Este processo é denominado fagocitose. A medida de quantos organismos um leucócito consegueingerir em uma hora é chamado de índice leucócito (do inglês leukocytic index ou LI). É uma medida simples: Se um leucócito ingere dez organismos em uma hora, seu LI é 10.
Há cerca de 40 anos atrás, pesquisadores realizaram uma série de estudos que examinaram como o açúcar que ingerimos enfraquece a habilidade dos leucócitos na destruição das bactérias. Quando nenhum açúcar era ingerido, um leucócito conseguia destruir até 14 bactérias; doze colheres de chá reduziam o número para 5.5 e vinte e quatro colheres de chá praticvamente eliminavam totalmente a eficiência dos leucócitos.
Para colocar em um contexto, vinte e quatro colheres de chá correspondem ao montante de açúcar em apenas dois copos de refrigerante.
Mas o açúcar granulado branco é apenas uma das forms de açúcar que nós ingerimos. Em 1973 outro estudo testou os efeitos de diversas formas de açúca. Neste estudo, os sujeitos eram alimentados com cem gramas de um carboidrato específico (açúcar ou amido). A tabela abaixo mostra que todas as formas de carboidratos (amido assim como açúcares) reduziram a capacidade dos leucócitos em destruir as bactérias e outros microorganismos, na maioria dos casos quase pela metade.
Outra constatação importante é que após a ingestão de refeição rica em carboidratos, o índice de leucócitos (LI) somente voltava ao normal após mais de cinco horas.
Baseado nesses estudos, qualquer pessoa que seguir a dieta geralmente recomendada pelas convenções sociais poderá perder metade de sua imunidade durante boa parte do dia.
É importante notar ainda que o pior açúcar na tabela acima é a frutose. Frutose é outro nome para “açúcar da fruta” — e frutas modernas selecionadas geralmente por sua doçura, são atualmente pouco mais do que água com açúcar. Logo, se você quer evitar gripes e resfriados ou mesmo reduzir o risco de infecções hospitalares, cinco porções de fruta por dia pode não ser uma boa idéia, mesmo que os vegetais o sejam.
———————————
Na época do Outono e Inverno, é bastante comum a ocorrência de gripes e resfriados e outras doenças transmissíveis pelo ar ou pelo contato social. Pessoas que se mantém sob dietas ricas em carboidratos geralmente são mais suceptíveis a contrair tais doenças do que aquelas que privilegiam as proteínas e as gorduras em sua alimentação. Por isso, achei prudente postar este artigo aqui como mais uma dica sobre porque é melhor se alimentar de forma diferente do convencional. A propósito, passei pelo Outono e estou passando pelo inverno sem um resfriado sequer pela primeira vez em minha vida, confirmando pessoalmente a eficacia das informações aqui postadas.
One Response on “Açúcares reduzem nossa imunidade contra doenças infecciosas”