Se você não tem acompanhado a “revolução” e o mercado das criptomoedas recentemente, então esse artigo não lhe diz respeito. Caso contrário, você pode estar se sentindo confuso(a), inseguro(a) ou desesperado(a) com as recentes notícias desse mercado, que tem movimentado bilhões de dólares nos últimos anos em todo o planeta.
Após uma explosão de crescimento no final de 2017, quando a principal moeda digital, o Bitcoin, chegou a se valorizar acima de 1300%, a mesma vinha caindo gradativamente no início de janeiro de 2018, até que ontem apresentou uma queda significativa, caindo quase 40% em relação ao nível de dezembro e assustando a maior parte dos investidores, muitos dos quais buscando enriquecer rapidamente na bolha das criptomoedas. O mais surpreendente foi que a imensa maioria das moedas digitais também caiu em níveis parecidos, causando pânico e insegurança na comunidade de usuários e investidores global. Na verdade, todas as principais moedas foram afetadas de forma significativa.
Tal insegurança é compreensível, visto que a primeira impressão que um investidor tem numa situação como essa é a de perda, de prejuízo, já que seu portfólio de investimentos caiu de valor subitamente, por razões aparentemente desconhecidas. É natural, também, a propensão de muitos em vender sua carteira de investimentos, realizando um prejuízo, a fim de evitar danos maiores ao seu patrimônio.
Minha primeira recomendação é que você relaxe e me acompanhe nesse artigo, no qual eu tentarei te ajudar a compreender melhor o ocorrido e tomar uma decisão mais equilibrada para sua vida financeira.
O Ano Novo Lunar Chinês
A primeira notícia que trago é que quedas como essa vêm acontecendo há vários anos, sempre nessa época do ano. Para entender o motivo, precisamos compreender a importância e a força da economia Chinesa em um mundo globalizado. Além de ter a maior população do planeta, a China é também a maior economia do mundo no momento, com crescimento enorme apresentado há mais de uma década e que não parece que vai se acomodar tão cedo. No universo das criptomoedas, não poderia ser diferente. Daqui a três semanas, teremos o advento do Ano Novo Lunar Chinês, o que faz com que o momento atual para eles seja parecido com o nosso mês de dezembro e nosso Natal, com boa parte da população tirando férias, viajando para encontrar suas famílias, comprando presentes e consumindo como nunca. É claro que nessas horas, os pequenos investidores vão converter seu portfólio em dinheiro físico para desfrutar de seu final de ano da melhor forma possível. Em qualquer mercado, a maior oferta causa queda nos preços e isso não seria diferente com moedas de qualquer natureza. A imagem abaixo mostra o fenômeno nos anos anteriores:
https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/7qriyj/d
Observe acima que sempre há uma queda significativa nas cotações de moedas digitais nessa época do ano, então, de cara, não há motivo para pânico.
O Ano Novo Lunar Chinês já seria motivo suficiente para o fenômeno observado nas cotações das moedas nesta semana. Apesar disso, tivemos mais alguns eventos colaborando para intensificar seus efeitos. Vamos a eles:
Especulações de controle regulatorio.
Na semana passada, tivemos duas fortes notícias especulando sobre ações regulatórias relacionadas ao mundo das criptomoedas. Em uma delas, o governo Chinês estaria prestes a implementar restrições à operação das empresas que fazem mineração de moedas digitais, cuja maioria está localizada na China. Houve, inclusive, a movimentação de algumas dessas empresas mudando-se para outros países e até quem apontasse o Canadá como sério candidato a hospedar tais empresas. Essa notícia se mostrou verdadeira e causou certo impacto no mercado.
Outra notícia, que posteriormente foi desmentida, indicava a intenção do governo da Coreia do Sul em adotar controles rigorosos sobre operações relacionadas à moedas virtuais, incluindo mineração, exchange e ICO daquele país.
O escândalo Bitconnect
A Bitconnect surgiu recentemente como uma operadora (exchange), com moeda própria (Bitconnect Coin ou BCC) e com um modelo de negócios bastante peculiar, oferecendo ganhos de 1% ao dia para quem emprestar seu dinheiro à operadora.
Desde o princípio, muitos especialistas apontavam a empresa como um possível esquema Ponzi. Mesmo assim, houve um grande número de pessoas que acreditaram na operação, motivadas pelo alto rendimento, e colocaram seus recursos na mesma.
Ontem pela manhã, os proprietários da Bitconnect começaram a vender todos os seus ativos em criptomoedas, a maior parte em Bitcoins, e durante o dia emitiram comunicado de encerramento das operações de Exchange e conversão dos saldos de seus clientes em BCC usando a cotação média dos últimos 15 dias, o que causou grande prejuízo aos investidores. Como agravante, a cotação do BCC despencou, causando praticamente a perda total de recursos a todos que acreditaram na empresa.
Bitconnect Closes Virtually Its Entire Operation, BCC Token Drops 87%
https://cointelegraph.com/news/bitconnect-closes-virtually-its-entire-operation-bcc-token-drops-87
Conclusão
Algumas das principais características do mercado das criptomoedas é a descentralização e a falta de regulação, o que faz com que o mercado seja livre e, portanto, mais volátil, estando sujeito à influência de fatores externos ou internos, alterando suas cotações dinamicamente.
Movimentos especulativos, escândalos e o aumento da compra e venda, são exemplos de eventos capazes de influenciar as cotações a subir ou descer e faz parte do trabalho do investidor entender essas flutuações e decidir o melhor momento para comprar ou vender.
Grandes especialistas já indicaram previsões de crescimento nas cotações do Bitcoin e outras moedas em 2018. Os mais otimistas acham que o valor de mercado do Bitcoin pode chegar a 100 mil dólares. Os mais conservadores acham que vai apenas triplicar de valor.
É impossível saber o que vai acontecer, mas pelo exposto acima, sabemos que o que está acontecendo é algo normal para esse tipo de mercado.
Cada investidor deve decidir o que fazer com seu portfólio de investimentos e não se basear na opinião isolada de ninguém.
Na minha opinião, o momento é de comprar, aproveitando a baixa nos preços e apostar em uma retomada em breve. Posso estar errado, mas é o que eu penso.
Obrigado por ter lido até aqui e boa sorte em seus investimentos.